PORTAL DO ALUNO

Curso Regular ENEM, UFPE e UPE

São dois cursos oferecidos através de aulas semanais, distribuídos em duas PARTES, com um breve intervalo entre elas:

PARTE 1:
Curso de Português: Linguagens e seus Códigos, Gramática, Interpretação e Enfoques linguístico-literários

PARTE 2:
- Curso de Redação: Produção de Textos (REDAÇÃO) e Questões Discursivas

Os Cursos de Português e de Redação UTI-Betânia Ferreira consta de estudos específicos sobre PRODUÇÃO DE TEXTOS e enfatiza as questões referentes à LINGUAGEM e seus CÓDIGOS, à GRAMÁTICA e seus EFEITOS, à INTERPRETAÇÃO de diferentes GÊNEROS TEXTUAIS e aos EFEITOS LINGUÍSTICO-LITERÁRIOS no processo de produção tanto da linguagem verbal quanto da linguagem não-verbal.

São 04 (quatro) encontros semanais, de fevereiro a novembro, e os estudantes de cada turma assiste às duas PARTES de cada aula, conforme a distribuição apresentada a seguir. Também estão programados aulas especiais, com o objetivo de atender à programação (anteposição ou reposição de aulas) e à carga horária anual prevista. Observação: conforme calendário, o horário completo fica disponibilizado, no dia previsto, para a realização Simulado Geral de Português + Simulado de Redação.

E a Redação, especificamente???

Redigir é escrever! É produzir... Então você precisa ficar atento!

Não se aprende a produzir um bom texto apenas ouvindo alguém falar sobre um tema. Aprende-se a escrever... escrevendo. Assim, com respaldo nas orientações trabalhadas em sala de aula, no decorrer do Curso, você é orientado a produzir um texto por semana (dissertativo-argumentativo), com processo de correção dentro dos padrões exigidos pelos vestibulares. Através dos códigos - Cartão de Correção -, você identifica os pontos aos quais precisará dar mais atenção.

Você também conta com o Plantão de Atendimento, para esclarecer as dúvidas sobre o processo de correção. Mas precisará estar em dia com a produção dos textos!

Profª Betânia Ferreira

Tem vasta experiência no ensino da Língua Portuguesa e de Redação, quer no Ensino Médio, quer no Ensino Universitário.

  • COVEST: por 9 anos, elaborou as Provas de Português (Gramática, Literatura e Redação) e coordenou a Equipe de Correção de Redação da COVEST-UFPE/UFRPE.
  • Lecionou no Colégio Militar do Recife, no Esuda, União, Santa Maria e Equipe.
  • Professora universitária (concursada) /UFRPE e Chefe de Gabinete do Reitor/UFRPE.
  • Foi sócia-fundadora e professora do Colégio NAP.
  • É sócia-proprietária e professora do Curso UTI.
  • É sócia-proprietária do Colégio CASAFORTE (Educação Infantil).
  • É sócia-fundadora e professora do Colégio Cognitivo.
  • Integra a Equipe FAP - Matérias Isoladas.
  • É autora de livros técnicos e de ficção.

Literatura e Compreensão de Textos (Prof. Jorge Alves)

Quanto à Literatura, não é bastante que se nomeiem características de determinado estilo individual ou de época, mas que elas sejam identificadas, no texto, quanto ao conteúdo e forma, aspectos linguístico-gramaticais e, também, político-ideológicos, sociológicos, culturais e filosóficos. Através das orientações dadas em sala, o aluno torna-se capaz de entender que a arte reflete, sem dúvida, a sociedade inserida em uma geografia e em um determinado período histórico.

Ajuste sua Redação (Profª Betânia Ferreira)

É um curso exclusivo para você, que precisa manter o padrão vestibular: já escreve direitinho, mas – por pouco – não conseguiu ser classificado. Ou ainda para você, que precisa de um bom texto, a fim de ampliar a possibilidade de classificação!

Curso Intensivo

O curso tem início em junho e, em outubro, a turma do Intensivo se incorpora às turmas do Curso Regular, a fim de darmos início à fase de Resolução de Questões.

REVPORT

A REVPORT tem início em OUTUBRO. Os dias e horários disponíveis serão divulgados através do site e de informativos. Durante a REVPORT, serão revistos conteúdos, quer através de aulas expositivas, quer através de resolução de questões, indispensáveis para você conseguir um excelente resultado na prova de Português. Inscrição/REVPORT: na Secretaria do UTI ou do FAP.

Desafios, Exercitando e Simuladinhos

Além dos CADERNOS DE AULA, você recebe DESAFIOS, EXERCITANDO e SIMULADINHOS, com o objetivo de - através da resolução de questões – consolidar a apreensão dos conteúdos trabalhados em sala. Para os SIMULADINHOS e DESAFIOS, estará disponível o Cartão de Respostas, e a correção acontecerá através da leitora ótica. Os gabaritos ficam disponibilizados no site.

Plantão de Redação/Atendimento/Monitoria

Os plantões acontecem a partir de março, e os horários serão divulgados na última semana de fevereiro. Apenas terão acesso ao atendimento – com professores da Equipe de Correção UTI - os alunos rigorosamente em dia com a produção de textos.

Normas Internas

  • Carteira UTI: apresente-a sempre, para facilitar o seu acesso ao Curso.
  • Acesso à sala de aula: as aulas têm início rigorosamente no horário. Em casos especiais, nunca atrase mais de 15 (quinze) minutos.
  • Em sala: a atenção é importante para o aprendizado. Participe sempre! Não converse! Evite sentar-se junto de amigos!
  • Dúvidas: não deixe as dúvidas crescerem. Pergunte sempre que necessário.
  • Celular: durante as aulas, mantenha o celular no modo silencioso. Não atenda às chamadas, nem envie ou receba mensagens.
  • Atividades especiais: para acesso às atividades especiais, inclusive fora da sede do Curso UTI, é indispensável a apresentação da carteira de identificação.
  • Desafios: é necessário resolver todos os exercícios (Desafios e Exercitando), a fim de melhor apreender as informações trabalhadas em sala.
  • Simulados: são atividades obrigatórias. Você precisa participar de todos eles, a fim de consolidar o aprendizado.

Caminhar para o sucesso é um desafio! Conquistar o sucesso é objetivo!

Dicas de estudo

  • Procure criar uma programação de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Habituar-se a estudar diariamente é fundamental para o bom desempenho nos vestibulares.
  • Elabore (e cumpra) o horário de estudo: um projeto de estudo faz você atingir os objetivos e as metas, e – ainda - ajuda a disciplinar a rotina.
  • Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao vestibular. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características da obra e do autor.
  • Mantenha-se informado: leia revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam ser indicados em redações e questões dos vestibulares.
  • Se você cursa o Ensino Médio ou faz Matérias Isoladas, procure – também - estudar os assuntos em casa, de preferência no mesmo dia! É a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado.
  • A qualidade da aprendizagem só depende do poder de concentração. E o silêncio é fundamental.
  • Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia.

Estude. Brilhe. Abrace o sucesso!